Tecnologia NeoFace também já pode ser aplicada em terminais de autoatendimento para varejo e para operações bancárias. Sistema será implantada na Japan House, em São Paulo.
O setor do varejo e financeiro tem evoluído rapidamente no intuito de oferecer ao cliente a melhor experiência de consumo. Com base nessa tendência, a NEC destacou em seu estande no Futurecom 2018 soluções que, integradas, elevam o padrão e o nível de jornada desses consumidores, aliados a fatores como praticidade, segurança e agilidade, baseado em sua tecnologia de reconhecimento facial NeoFace.
Em um espaço ambientado como um SMART CAFE, os visitantes da feira puderam conferir o terminal de autoatendimento G5100, onde simulavam uma compra de produtos típicos desse negócio.
Segundo Alexandre Soyama, gerente de soluções para varejo da NEC no Brasil, a grande novidade é que o cliente fará todo o processo de forma digital, uma vez que será identificado pelo reconhecimento facial, o que permitirá o recebimento de promoções direcionadas, baseadas nas últimas compras. Além disso, a plataforma permite efetuar o pagamento da conta somente com a face. “Essa modalidade de autenticação da transação é extremamente segura e prática, simplifica o processo de identificação e, ao mesmo tempo, melhora a conveniência do cliente”, afirma. A experiência fica completa quando o garçom leva ao visitante o pedido feito no terminal, após reconhecê-lo por meio da imagem captada no momento da compra.
Ciente da importância que a biometria tem ganhado no setor bancário, especialmente para evitar fraudes, a NEC também formatou uma solução voltada para integração de caixas automáticos. No Futurecom, a NEC demonstrou um ATM fictício, no qual as pessoas podiam conferir como é possível autorizar a realização de transações bancárias com o reconhecimento facial.
Segundo Rafael Vida, gerente de soluções biométricas da NEC no Brasil, após receber uma mensagem via celular, o cliente valida sua identidade por meio da câmera do seu próprio smartphone e, com base nessa imagem, a operação é autenticada. “Trata-se de um processo mais seguro que os demais, pois impede que outra pessoa faça transações financeiras em posse do cartão de terceiros”, enfatiza.
“No fim das contas, todos esses projetos com biometria tem um fundo de segurança. O que acontece é que não necessariamente ele está em primeiro plano. As empresas querem oferecer mais conveniência e facilidade de uso para seus clientes, mas no fundo a questão da segurança estará atrelada”.
A NEC ainda reservou uma área chamada de Smart Space para demonstrar como a tecnologia Wi-Fi pode auxiliar nos negócios do cliente. Por meio da conexão Wi-Fi do estabelecimento, os clientes que quiserem navegar pela Internet e autorizem o uso de seus dados, oferecem ao gestor do local um mapa da localização do seu público em tempo real, agrupado por faixa etária, sexo, engajamento em ativações, entre outras. No contexto de uma loja, o cliente conta com uma ferramenta de comunicação que ajuda a melhoria da sua experiência de compra, ao mesmo tempo que o varejista pode dar mais assertividade a suas campanhas no momento de compra de seus consumidores e de acordo com o perfil de cada um deles.
Parceria com a Japan House
Prestes a completar 50 anos de atuação no mercado brasileiro, a NEC também anunciou oficialmente durante a Futurecom a parceria estabelecida junto à JAPAN HOUSE São Paulo. Criada pelo Governo Japonês, a casa localizada na Av. Paulista, 52, é um ponto de difusão de todos os elementos da cultura japonesa contemporânea para a comunidade internacional. Inspirada nos benefícios que a tecnologia oferece à sociedade, nos mais diferentes aspectos, a NEC firmou um acordo que a torna a primeira mantenedora da casa no Brasil e, ainda, provedora de soluções avançadas a serem utilizadas para melhorar a experiência dos visitantes ao local.
A empresa implantará na JAPAN HOUSE sua solução de reconhecimento facial, o NeoFace. Com a captação das imagens dos visitantes, por meio de câmeras dispostas no local, o espaço terá acesso a todos os dados sobre a frequência de visitas e perfil de público, como faixa etária e número de pessoas.
A empresa também colocará à disposição dos frequentadores um equipamento multimídia interativo de última geração que será utilizado para fornecer informações sobre as exposições da casa. Segundo Naoto Mizuguchi, COO da NEC no Brasil, essa parceria evidencia as similaridades entre a empresa e a proposta da JAPAN HOUSE São Paulo. “Em um contexto mundial de transformação digital, estamos muito orgulhosos de poder oferecer nossa tecnologia a este centro tão importante para a difusão da cultura japonesa contemporânea no Brasil e contribuir para esse momento. O acordo, que acabamos de firmar simboliza a iniciativa da NEC em compartilhar com a população brasileira os avanços tecnológicos que estão transformando a sociedade”, afirma Mizuguchi.
Sobre esta união, Claudio Kurita, Diretor de Operações da JAPAN HOUSE, declara: “Nosso programa de mantenedores foi lançado recentemente e estamos muito felizes em ter a NEC como pioneira neste projeto. Com esta cooperação, pretendemos enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes em nosso espaço com a apresentação de diversas perspectivas sobre o Japão contemporâneo, incluindo a tecnológica”.