Lockitron cria fechaduras inteligentes ativadas por meio de um aplicativo desenvolvido pela brasileira Cheesecake Labs
A Lockitron é um sistema de fechadura inteligente que destranca e tranca portas por meio de um comando no celular. O dispositivo permite compartilhamento de acesso, controle de uso, histórico de atividades e facilita a entrada e saída dos usuários. Os aplicativos para iOS e Android da tecnologia são desenvolvidos pela catarinense Cheesecake Labs, especializada em programação de aplicações Mobile e Web. Em janeiro, foi anunciada a venda da Lockitron, nascida na Califórnia, para a Chamberlain Group, maior fabricante de portas de garagem dos Estados Unidos.
A startup norte-americana foi uma das primeiras marcas de fechaduras inteligentes, lançando sua primeira solução em 2010. Também foi pioneira em lançar uma tecnologia como esta por menos de US$ 100. O principal produto da marca é o Bolt, uma fechadura inteligente que é acessada pelo smartphone. O Bolt foi lançado em 2015. No mesmo ano, a empresa entrou em contato com a brasileira Cheesecake Labs para aperfeiçoar o aplicativo. “Tínhamos amigos em comum com o fundador da Lockitron e acreditávamos que nossa experiência prévia em outros produtos IoT poderia contribuir bastante para o desenvolvimento das soluções deles. Definir a melhor interface do usuário com um produto novo no mercado e oferecer soluções tecnológicas que melhorem a sua experiência com o produto – como geofencings e acesso remoto –, foram grandes desafios para toda a equipe”, explica Marcelo Gracietti, CEO da Cheesecake.
A tecnologia já destrancou mais de 5 milhões de portas. Por meio da funcionalidade Sense, a fechadura é destrancada com a aproximação do usuário. Com esta configuração ligada, o celular automaticamente detecta a presença do usuário se aproximando e destrava a fechadura de forma mais rápida através de notificações, toques de tela ou mesmo de forma totalmente automatizada, abrindo a porta assim que identificada a aproximação.
Aquisição — Com a compra pelo Chamberlain Group, a tecnologia será integrada ao myQ, principal produto da empresa, para que os usuários possam controlar suas portas de garagem e residenciais com o aplicativo. “Ficamos muito orgulhosos em ver que conseguimos contribuir ativamente para a criação de um produto com alcance e impacto tão grandes. Vemos esta aquisição como parte da consequência da qualidade do produto que construímos” destaca Marcelo.